Para que serve um engate automotivo ou engate de reboque?

Para que serve um engate automotivo ou engate de reboque?

23/05/2018
Administrador

Muitos carros saem da concessionária com acessórios tradicionalmente considerados "obrigatórios". Hoje em dia, é raro encontrar pessoas que não queiram comprar um carro que já venha com GPS ou sensor de estacionamento instalado. O que pouca gente sabe é que existe um acessório tão versátil e importante que ninguém deveria sair rodando sem tê-lo instalado: o engate automotivo, também conhecido como engate de reboque.


O nome deste acessório já deixa clara a primeira função do engate: engatar é ligar, prender ou atrelar um objeto a outro. Um engate (ou engate de reboque) é, por definição, um artefato ou conjunto de peças que ligam os vagões de um trem entre si e à locomotiva. É um engate que conecta animais (especialmente os de tração) a carros, carroças e similares. Também recebe o nome de engate a peça usada para unir veículos entre si. 


Em seu uso moderno e mais comum, o engate automotivo ou engate de reboque é o acessório instalado na traseira do carro para tracionar objetos - especialmente a carretinha. O que pouca gente sabe é que o engate de reboque é um acessório muito versátil, cujas finalidades vão muito além da tração da carretinha. 


Como a tração da carretinha é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam um engate automotivo, essa é a primeira função que destacamos aqui. De acordo com as normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), órgão segundo o qual o engate automotivo é um dispositivo de acoplamento mecânico para reboque, "para tracionar reboques os veículos tratores deverão possuir capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador, conforme disposição do Código de Trânsito Brasileiro". Ou seja, o cliente precisa, além de ter um engate automotivo de confiança, obedecer a legislação vigente com relação ao uso da carretinha. Falaremos sobre esta função do engate (dispositivo de acoplamento mecânico) e sobre a legislação brasileira com relação ao mesmo em outras postagens. 


Outro uso importante e bastante comum do engate automotivo ou engate de reboque é como acessório para acoplamento do suporte para bicicletas. Se você gosta de aventuras e trilhas com bicicleta, o suporte para bicicleta te permite levar sua bike para todos os lugares. Esse dispositivo é acoplado ao engate de reboque e funciona como um tripé para que você transporte sua bicicleta na parte traseira externa do seu carro. Esse tipo de suporte só pode ser instalado no engate do seu carro, o que garante um transporte prático (é praticamente impossível levar uma bike dentro do carro, não é?) e muito mais seguro. Se essa é a função para qual você vai destinar o seu engate automotivo, não deixe de ser cuidadoso com a escolha dos dois acessórios: exija engates homologados pelo Inmetro e instale apenas suportes para bicicleta com estrutura em aço carbono ou em materiais igualmente resistentes e duráveis. Além disso, procure acabamentos premium: os melhores engates são finalizados com pintura eletrostática (a mesma usada em geladeiras). Suportes para bicicleta geralmente contam com pintura epóxi na cor preta, mas também precisam ter tratamento anticorrosivo. Se o acabamento for em pintura eletrostática, você estará diante de um acessório da mais alta qualidade. 
Outra finalidade comum do engate automotivo ou engate de reboque é proteger a parte traseira do seu carro em caso de pequenas colisões. Quando o engate é acoplado no carro, o mesmo fica "pra fora" e se torna uma extensão do próprio veículo. Em casos de pequenas colisões, o engate automotivo pode ser o acessório que impede que o impacto chegue à traseira do seu carro e cause danos muito maiores ao mesmo. A substituição do engate é menos custosa, e muitas vezes a peça só é danificada na sua parte externa - na capa, na bola ou na tomada, que podem ser substituídas com facilidade com o kit reposição da Reboques União, por exemplo. Em casos de impactos "mais leves", muitas vezes o engate fica intacto.
Por fim, o engate automotivo ou engate de reboque é um acessório que confere benefícios ao visual do seu veículo. Para muitos, o engate é o elemento que traz esportividade ao carro, uma vez que muda o visual da traseira e transmite a imagem de versatilidade e preocupação estética. Neste caso, é fundamental que o acessório seja de qualidade - compre e instale apenas engates automotivos homologados pelo Inmetro. Além disso, quanto mais premium for o acabamento do engate, mais esportivo e esteticamente agradável será o resultado: ao escolher o seu engate, prefira aquele com acabamento em pintura eletrostática e com capa, bola e tomada de qualidade e com a robustez que seu veículo merece. 




Restou alguma dúvida sobre as possibilidades de uso do engate automotivo? Fale com a União!


Relacionados

Engate seguro é engate certificado pelo Inmetro!

Engate seguro é engate certificado pelo Inmetro!

Saiba como descobrir se seu engate automotivo ou engate de reboque é de confiança. Produtos não-certificados ou não-homologados são um risco para o seu carro e para a sua segurança. Exija engate original. ...

Siga-nos nas redes sociais